A taxa de sobrevida é utilizada pelos médicos como uma forma padrão para discutir o prognóstico de um paciente com câncer.
A taxa de sobrevida em 5 anos se refere à porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico da doença. Na verdade, não se pode prever quanto tempo cada pessoa viverá, mas ajuda a entender a probabilidade do sucesso do tratamento.
As estatísticas sobre o prognóstico para um determinado tipo e estágio de câncer podem ser dadas como taxas de sobrevida. Por exemplo, a taxa de sobrevida em 5 anos é a porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após serem diagnosticados com câncer. Uma taxa de sobrevida de 50% em 5 anos significa que cerca de 50 em cada 100 pacientes tem, em média, 50% de sobrevida 5 anos após serem diagnosticados. Mas saiba que muitos desses pacientes vivem mais do que 5 anos após o diagnóstico.
As taxas de sobrevida são baseadas em resultados anteriores de um grande número de pacientes que tiveram a doença, não sendo possível prever o que vai acontecer com cada paciente individualmente. Existe uma série de limitações que se deve ter em mente, como:
- As taxas de sobrevida abaixo são as mais atuais disponíveis. Mas, para obter as taxas de sobrevida em 5 anos, foram avaliados pacientes tratados há pelo menos 5 anos. Entretanto, melhorias recentes nas técnicas de tratamento podem resultar em um prognóstico mais favorável para os pacientes que estão sendo agora diagnosticados e tratados para mesotelioma.
- Estas estatísticas estão baseadas no estágio do câncer no momento do diagnostico.
- O prognóstico para pacientes com mesotelioma varia de acordo com o estágio da doença. Em geral as taxas de sobrevida são maiores para pacientes com câncer em estágio inicial. Muitos outros fatores também podem afetar o prognóstico de um paciente, como idade e estado de saúde do paciente e resposta da doença ao tratamento.
Apenas seu médico, que está familiarizado com seu caso, poderá lhe dizer como os números abaixo se aplicam a você.
Os números abaixo foram compilados a partir de milhares de pacientes de todo o mundo que foram diagnosticados com mesotelioma, entre 2000 e 2013. Estes dados são apenas para mesoteliomas que se iniciaram na pleura (que é o lugar mais comum para o mesotelioma começar).
Taxas de sobrevida para 2 anos e 5 anos, por estágio, para mesotelioma:
- A taxa de sobrevida para o estágio IA é 46% em 2 anos e 16% em 5 anos.
- A taxa de sobrevida para o estágio IB é 41% em 2 anos e 13% em 5 anos.
- A taxa de sobrevida para o estágio II é 38% em 2 anos e 10% em 5 anos.
- A taxa de sobrevida para o estágio IIIA é 30% em 2 anos e 8% em 5 anos.
- A taxa de sobrevida para o estágio IIIB é 26% em 2 anos e 5% em 5 anos.
- A taxa de sobrevida para o estágio IV é 17% em 2 anos e 1% em 5 anos.
Lembre-se, as taxas de sobrevida são apenas estimativas e não preveem o que pode acontecer a um paciente individualmente. Converse com seu médico para entender como as estatísticas se aplicam ao seu caso específico.