OBJETIVOS GERAIS
O coordenador de logística piloto de atividades logísticas da missão para garantir o bom funcionamento dos programas de SI no país. Ele/ela garante a implementação de procedimentos de SI e ferramentas de logística na missão, bem como sua conformidade e uso adequado e conformidade com os requisitos do doador.
Ele / ela contribui para a concepção da estratégia da missão, elaboração e projetos de projetos meios e atividades necessárias. Apoia o chefe de missão implementando medidas de segurança, disponibilizando meios logísticos e backup do CD em caso de ausência. Ele/Ela é o referente na missão e o elo entre a sede e a missão para qualquer questão relacionada à logística.
PARTICIPAÇÕES E DESAFIOS ESPECÍFICOS
A missão passou por um rápido crescimento e, como resultado, os sistemas/acompanhamentos que estão em vigor constantemente “ficam para trás”, exigindo um trabalho periódico para “acompanhar” dados reais e atualizações nos processos implementados para tornar o trabalho diário mais eficiente.
Como resultado da rápida expansão, o volume de compras das bases foi muito alto (500 mil euros por mês) e continuará a crescer nos próximos 3-4 meses. Isso reflete na equipe como carga de trabalho e como “riscos de conformidade” devido à contratação sob pressão/alta velocidade.
O ambiente difícil dos fornecedores com falta de experiência dificulta a implementação bem-sucedida dos concursos.
Compra de material técnico para projetos de infraestrutura hídrica para abastecimento fora das áreas de intervenção do SI e internacionalmente (embarques intermunicipais, identificação de FFWDs etc).
Alta rotatividade na base e nível de coordenação com frequente gap dentro das equipes de logística.
Operações de armazenamento elevado ligadas à Distribuição Alimentar Geral do PAM que requerem um forte acompanhamento para evitar perdas/roubos e garantir o cumprimento em termos de documentação.
A frota continua a crescer à medida que o tamanho do financiamento/equipe da missão aumenta. Requer bom nível de acompanhamento em termos de combustível, manutenção FU.
As habilidades de TI no país e a equipe no local são muito limitadas, portanto, exigem ampla orientação do log coo. Um oficial de TI é recomendado e incluído na estratégia/organograma da missão.
PRIORIDADES PARA OS 2/3 PRIMEIROS MESES:
- Esclarecimento de Papéis e Responsabilidades entre a equipe de papéis (LMs, Dep LC, Pemba Log Team)
- Melhoria da estrutura de arquivamento em todas as bases (arquivamento por doador, digital e físico)
- Kick Start das Operações do Programa Palma (Abertura do Armazém e implementação do processo, crescimento da frota, melhoria dos elementos de infraestrutura das instalações)
- Melhorar a situação da Segurança do Veículo e garantir a implementação do Acompanhamento da Manutenção do Veículo
- Garantir que o gerenciamento de estoque e a documentação de movimentação de estoque sejam feitos de acordo com o padrão SI.
- Finalizar o processo de aquisição e a concessão do Acordo-Quadro para Aquisição de Kits sob vários doadores (BHA, ECHO, CDC)
- Iniciar a aquisição técnica de WASH sob as concessões recém-assinadas do UNICEF e da SDC, que exigirão o fornecimento de fornecedores de Maputo, África do Sul, etc.
SEU PERFIL
EXPERIÊNCIA:
- Mínimo de 4 anos de experiência em gestão logística
- Pelo menos 1 destacamento como Coordenador de Logística ou Chefe do Departamento de Logística para uma ONG internacional
- Experiência anterior com SI e conhecimento de ferramentas e processos de SI seria agradável
- Experiência anterior em ambiente instável (país de conflito / pós-conflito)
- Experiência em Gestão de Segurança
- Experiência de gestão de equipas
- Desejável experiência na função de ERP.
HABILIDADES E CONHECIMENTOS TÉCNICOS:
- Conhecimento das regras, ferramentas e procedimentos do Solidariedade
- Fortes habilidades de treinamento e capacitação
- Compreensão, conhecimento dos códigos e hábitos culturais/religiosos locais e capacidade de adaptação a este ambiente
- Bons conhecimentos em MS Office.
- Boas habilidades e compreensão da configuração básica de TI / Rede.
- Boa capacidade analítica, capacidade de adaptação
- Boa comunicação e habilidade diplomática
- Boa capacidade de organização, capacidade de multitarefa.
- Capacidade de trabalhar sob pressão em um ambiente de segurança tenso.
IDIOMAS: Inglês é obrigatório. Português ou espanhol é um forte trunfo.
OUTRAS QUALIDADES DESEJÁVEIS: liderança e gestão / coordenação com parceiros / planejamento e priorização / flexibilidade / capacidade de trabalhar sob estresse / orientação para soluções / Team player