A Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família (AMODEFA) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal Consultor/es para Rentabilização da Clínica da AMODEFA.
Contextualização
Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família (AMODEFA), é uma organização nacional não-governamental criada no dia 15 de Junho de 1989, atribuída os Estatutos de Instituição de Utilidade Pública no ano de 2003. No exercício das suas funções, ela está centrada na promoção do exercício dos Direitos Sexuais e Reprodutivos de adolescentes, jovens, mulheres e homens, através da disseminação de informação, educação e prestação de serviços de qualidade, em parceria com o sector pública e/ou privado.
Entre os diversos contributos para o País a AMODEFA é um Centro de Aprendizagem em SSRD para os PALOPS. A AMODEFA tem presença em todas as províncias com exceção da Província de Niassa. Para o exercício das suas actividades a AMODEFA, conta com diferentes fontes de financiamento externos e internos de acordo com os projecto em curso. A demais, é membro Pleno de Direito da IPPF desde Abril de 2010.
A parte dos fundos provenientes de financiamento externos, a AMODEFA enfrenta o desafio de alcançar a sua própria sustentabilidade financeira, através de fontes de rendimento próprias. Para tal, a AMODEFA conta com a contribuição dos membros, receitas das formações a outras entidades e comparticipações de salários dos técnicos da organização nos projectos restritos, a contribuição da Iniciativa do Cidadão Africano e da Clínica da AMODEFA.
A Clínica da AMODEFA foi concebida com a finalidade de prover serviços nas diversas especilidades médicas e laboratório de qualidade cobráveis, e com estes fundos garantir a autossustentabilidade da clínica, continuar a garantir a oferta gratuita dos SSR para os adolescentes e jovens, e contribuir para os fundos próprios da associação.
Problema
- A Clínica da AMODEFA conta com os serviços do pessoal efectivo da associação, nomeadamente, enfermeiras, técnico de farmácia, do laboratório, financeiros, pessoal de apoio e pessoal contratado para prestação de serviços como médicos especialistas. Além dos recursos humanos, a clínica tem despesas correntes de energia e água, consumiveis (material médico cirúrgico, consumíveis do laboratório, etc.
- A expectativa inicial era que a clínica gerasse fundos suficientes não só para o seu autossustento, como também de contribuir para o fundo da sustentabilidade da AMODEFA. Contudo, a realidade actual é totalmente oposta, a clínica não consegue produzir o suficiente para o seu auto-sustento, sobrevivendo gravas aos fundos da AMODEFA e dos projectos.
Objectivos da Consultoria
O presente concurso tem como objectivo geral de contratar um consultor para realizar um estudo de viabilidade económica e financeira para concepção de um Plano de Negócios para as clínicas da AMODEFA em Maputo e Pemba.
Especificamente:
- Realizar uma análise SWOT das clínicas com o objectivo de identificar as fortalezas, fraquezas, oportunidades e ameaças nas dinâmicas da sua envolvente;
- Efectuar a analise da viabilidade económico, social e financeira tendo em conta o estado de saúde da população das duas cidades, o investimento, os proveitos, custos de exploração do projecto, fundo de maneio necessário, sensibilidade e cenários;
- Conceber um Plano de Negócios para direccionar a atuação das clínicas, tendo em conta as necessidades e exigências dos clientes, analise macro-ambiental (factores geográficos, demográficos, económicos, politico-legais, tecnológicos e socio-culturais) e microambientes (concorrentes, fornecedores, clientes, concorrentes e rivalidades entre eles);
- Com base na localização e instalações, definir a estratégia (visão, missão, valores, posicionamento e objectivos); as condições do ambiente de trabalho; a política de qualidade, segurança e higiene; estrutura orgânica do promotor da proposta de projecto; política de serviços (descrição de serviços, tecnologia a adoptar e dinâmica dos serviços); política de preços; política e estratégia de comunicação e política de Recursos Humanos);
- Identificar as diferentes etapas de desenvolvimento do projecto.
Metodologia de Trabalho
A equipa de consultores definira a metodologia que melhor se adequar para a realização deste trabalho, dividindo-o em etapas ou secções que incluirão informação sobre os diferentes sectores de influência interna e externa do projecto, fáceis de ser entendidos pelos implementadores. Sendo um trabalho para a captação de recursos, o aprofundamento e detalhes particularmente do como fazer serão um imperativo da proposta, não havendo estrutura nem tamanho rígido do documento.
Etapas
Etapa 1: Colecta de Informação
- Em termos passos ou etapa, a equipa de consultores ira primeiramente reunir informação sobre o mercado de saúde, saúde suplementar nas duas cidades, alem das principais inovações neste sector que permitirão a definição das principais necessidades e exigências do mercado e planear a proposta.
Etapa 2: Pesquisa do Mercado
- Com a informação colectada a equipa ira poder efectuar a análise do mercado, processo que vai permitir a tomada de decisões informadas no plano de negócios. Essencialmente a análise ira permitir definir os clientes, concorrentes, possíveis parceiros, fornecedores, etc. Esta etapa indicara igualmente as especialidades, procedimentos oferecidos e os preços médios aplicar.
Etapa 3: Plano de Marketing
- O plano de marketing devera privilegiar conteúdos que permitirão a atracão, retenção de clientes como consequência do valor agregado dos produtos ou serviços providos ou da marca, possível graças a uma melhor compreensão do mercado e os consumidores no estabelecimento de relacionamentos valiosos e geradores de lucro.
- A política e estratégia de comunicação que vão informar o plano de marketing deverão estar direcionados para permitir vender mais, fidelizar clientes, incrementar a visibilidade, gerenciar a marca, estabelecer boas relações, educar o mercado e engajar os colaboradores.
Etapa 4: Plano Operacional
- Quanto mais detalhado for o plano operacional, melhor vai descrever o como fazer. Torna-se importante, incluir informação sobre a localização das clínicas, instalações físicas, equipamentos, colaboradores, tecnologias, principais actividades, rotina da gestão, entre outros.
Etapa 5: Plano Financeiro
- Os dados da etapa anterior vão levar ao processo de planeamento financeiro para a tomada de decisões informadas sobre o investimento necessário para o projecto. Especialmente o plano financeiro devera arrolar informação sobre custos iniciais, despesas e receitas, capital de giro, fluxo de caixa, evolução lucrativa, etc. Haverá que incluir a decisão sobre o regime de tributação a segui na clínica.
Estas etapas são uma sugestão e podem ser alteradas ou adaptadas pelos consultores.
Relatório Final
Produtos:
- Relatorio inicial apresentando o SWOT;
- Relatório do estudo de viabilidade económica, social e financeira e apresentação incluindo um Plano de Negócios;
- Relatório final incluindo os documentos anteriores o plano de negocios, a proposta para a rentabilização das clínicas com o respectivo orçamento e etapas de implementação.
Responsabilidades da AMODEFA
- Providenciar toda a documentação solicitada pelo consultor, incluindo das finanças, logística e relatórios financeiros;
- Disponibilidade das pessoas para responder as questões dos consultores;
- Criar condições adequadas para o trabalho;
- Realizar os pagamentos de acordo com as condições predeterminadas.
Responsabilidades do Consultor
- Cumprir com os prazos de entregada dos documentos segundo a proposta na metodologia com a qualidade requerida;
- Realizar o estudo de viabilidade com ética e deontologia profissional;
- Propor um Plano de Negócios com recomendações reais e factíveis;
- Apresentar um documento final possivel de ser implementado por terceiros;
- Ter disponibilidade para realizar a monitoria e implementação do Plano de Negócios proposto para rentabilizar a consultoria;
- O relatório desta consultoria terá de ser entregue dentro de 15 a 20 dias depois da assinatura do contrato.
Perfil do Candidato
O candidato para realizar esta consultoria tera que ter disponibilidade para realizá-la no período proposto e futuramente para prestar apoio na implementação do Plano de Negócios proposto no relatório final.
- Ter Licenciatura em Economia, Gestão, Negócios, Administração e Finanças;
- Ter experiência em conceber Planos de Negócio e propostas para rentabilizar negócios;
- Ter conhecimento em administração hospitalar;
- Ter num mínimo de 5 anos de experiência de trabalho;
- Mestrado ou outra Pós-Graduação, ter trabalhado na área de saúde ou ter formação em áreas de saúde relacionados a Saúde Pública será uma vantagem.
Exigências
- Carta de Candidatura;
- Curriculum Vitae.
Nota: As propostas devem ser enviadas por endereço electrónico.