OBJETIVOS DO PROGRAMA
A missão do Programa de Emergências de Saúde da OMS é ajudar os países a coordenar ações para prevenir, preparar, detectar, responder rapidamente e se recuperar de surtos e emergências. O gerente de incidentes administrará os componentes operacionais e técnicos do surto de cólera com a OMS escritório, estabelecer linhas claras de comunicação, garantir a documentação adequada do surto de cólera em Moçambique, incluindo o fornecimento de relatórios de situação e planos de ação.
DESCRIÇÃO DOS DEVERES
Durante o período operacional e sob a supervisão do WR, o titular deverá:
- Coordenar o sistema de gestão de incidentes da OMS a nível nacional para o surto de cólera garantir a abordagem concertada da OMS em todas as áreas funcionais necessárias de acordo com a estrutura de gestão de incidentes Avaliar e reavaliar a situação de emergência ,determinar estratégias, definir objetivos adequados ao nível de resposta requerido;
- Desenvolver um plano operacional de resposta para atender aos padrões de desempenho de resposta a emergências e aprovar o plano de ação de incidente (IAP) – garantindo o cumprimento das funções críticas da OMS.
- Garantir a implementação do IMS, garantindo sinergias e bom funcionamento entre os componentes operacionais e técnicos, supervisionar o monitoramento e a avaliação das operações, tomar as ações corretivas necessárias. Fornecer orientação às capacidades do país no que diz respeito à preparação para emergências e resposta ao surto de cólera;
- Assegurar a participação do escritório nacional no processo conjunto de avaliação de risco do surto. Construir relações externas, representar a OMS e suas posições em negociações relevantes interagências e internacionais para um envolvido com o sistema de gerenciamento de incidentes no nível do país.
- Gerenciar o Cólera Operações de Emergência e fornecer assessoria técnica a outras agências, com ênfase na coordenação e consolidação das agências de saúde e atividades de clusters de saúde.
- Apoiar as autoridades de saúde nacionais e locais e fazer parceria com agências da ONU, organizações/instituições internacionais, governamentais e não governamentais, em relação a a mobilização e coordenação de recursos, identificar necessidades e lacunas de financiamento;
- Encorajar os doadores a financiar a resposta geral do setor de saúde contra a cólera às populações afetadas.
- Em cooperação com outros níveis de resposta, autorize a divulgação de informações, comunicações, produtos de defesa e declarações relacionadas a parceiros internos e externos, bem como ao público.
- Fornecer informações/briefing aos funcionários seniores e eleitos conforme necessário, gerir questões delicadas decorrentes do incidente. Determinar as necessidades de pessoal da equipa de resposta ao cólera da OMS em colaboração com o WR, assegurar os preparativos de destacamento e a mobilização dos recursos humanos necessários.
- Fornecer liderança, motivação, orientação e gerenciamento de desempenho de funcionários e especialistas, formar equipes dinâmicas e eficientes para reforçar as operações de gerenciamento de incidentes da OMS, tomar medidas concretas para garantir a segurança e o bem-estar de todos os respondentes da OMS.
- Garantir a documentação do evento, realiza debriefings da equipe para identificar realizações, questões de resposta e melhoria, identifica as revisões necessárias para os procedimentos de gerenciamento de eventos, folhas de ação de trabalho, procedimentos operacionais, registros e/ou outros itens relacionados e planos de melhoria.
- Supervisiona (ou supervisiona) e coordena o desenvolvimento de diretrizes, políticas e estratégias; garante que os objetivos estratégicos da OMS sejam sempre bem refletidos.
QUALIFICAÇÕES REQUERIDAS
Educação
Essencial: Um diploma universitário avançado em áreas relacionadas à saúde, gerenciamento, emergência, humanitária, gerenciamento de desastres ou áreas relacionadas de uma instituição credenciada/reconhecida.
Desejável: Licenciatura em medicina e/ou formação especializada em gestão de emergências; Formação específica em resposta humanitária.
Experiência
Essencial: Pelo menos 7 anos de experiência relacionada em gerenciamento e operações de emergência, com experiência comprovada em resposta a emergências. Experiência substancial a nível nacional e internacional em cargos de liderança, capacitação e sua implementação. Experiência no desenvolvimento e promoção de parcerias colaborativas e/ou experiência em países em desenvolvimento.Experiência substancial em gestão eficiente de recursos humanos e financeiros.
Desejável: experiência de trabalho relevante em surtos e/gestão de emergências de saúde e desenvolvimento de estratégias relacionadas com a OMS e/ou agências da ONU, parceiros de cluster de saúde; Experiência de trabalho em organizações não governamentais ou humanitárias relevantes.
Habilidades
- Conhecimento demonstrado das operações de resposta rápida e sua implementação em emergências relacionadas à saúde pública;
- Capacidade de identificar e gerenciar situações difíceis, liderar e dirigir equipes multidisciplinares e multinacionais.
- Excelentes competências na avaliação, monitorização, análise e avaliação de situações de emergência, com capacidade para conceber e implementar estratégias inovadoras e defender a sua implementação.
- Conhecimento autoritário e abrangente da teoria, princípios, métodos e técnicas no sistema internacional de gerenciamento de incidentes de emergência.
- Forte pensamento estratégico, com capacidade de compreender rapidamente objetivos estratégicos e táticos e formular planos abrangentes para enfrentar desafios/riscos.
Competências da OMS
- Trabalho em equipe
- Respeitar e promover as diferenças individuais e culturais
- Comunicação
- Construir e promover parcerias em toda a organização e fora dela
- Garantir o uso eficaz dos recursos
- Criando um ambiente capacitador e motivador
Uso de habilidades linguísticas
Essencial: Conhecimento avançado de inglês. Conhecimento especializado da língua portuguesa.
REMUNERAÇÃO
Os salários da OMS para funcionários da categoria Profissional são calculados em dólares americanos. A remuneração para o cargo acima compreende um salário base anual a partir de USD 77.326 (sujeito a deduções obrigatórias para contribuições previdenciárias e seguro saúde, conforme aplicável), um ajuste de cargo variável, que reflete o custo de vida em um determinado posto de trabalho e, atualmente, equivale a USD 2275 por mês para o local de serviço indicado acima. Outros benefícios incluem 30 dias de férias anuais, subsídios para membros da família dependentes, licença em casa e um subsídio de educação para filhos dependentes.
Validade: 25 de Março de 2023