O Comité Diaconal Evangélico para o Desenvolvimento Social (CODESA) pretende recrutar um (1) Consultor para Elaboração de um Plano Estratégico.
Contextualização
O CODESA – Comité Diaconal Evangélico para o Desenvolvimento Social é uma Associação Religiosa de cariz humanitário, existindo desde 2012 com enfoque para área de Agricultura de Conservação, Meios de Vida, Resposta Humanitária, Sponsorship e Meio ambiente envolvendo mulheres e raparigas, crianças órfãs e vulneráveis incluindo homens, jovens e idosos para contribuir na redução da pobreza na Província da Zambézia em particular e, em Moçambique, em geral. O CODESA serve como catalisador da igreja na comunidade através do empoderamento dos grupos beneficiários para o desenvolvimento de suas vidas, famílias e comunidades.
Nos 10 anos do CODESA, várias foram as actividades com a igreja e comunidade desde a Missão Integral, segurança alimentar e nutricional, água e saneamento, género e governança democrática, meios de vida, Violência Baseada em Género e violência sexual, Resposta Humanitária.
Objectivos Estratégicos
- Fortalecer a capacidade de resiliência das famílias carenciadas e grupos vulneráveis em Moçambique através do aumento do acesso aos serviços básicos e informação das populações para acelerar o desenvolvimento auto-sustentável;
- Áreas prioritárias de intervenção do CODESA até 2023;
- (i) Segurança Alimentar e Nutricional, (ii) Água e Saneamento; (iii) Missão Integral da igreja; (iv) Gestão de Riscos de Desastre); (v) meios de vida; (vi) Advocacia e Governança.
Objectivos da Consultoria
A presente chamada de propostas para a elaboração do Plano estratégico (PE) quinquenal, visa garantir a existência de um instrumento estratégico organizacional, que possa ser usado como ferramenta essencial como base fundamental das actividades do CODESA e que assegure a implementação lógica e coerente das mesmas. O documento terá em conta a situação contextual das comunidades e servirá de base para o desenho de futuras intervenções e parcerias estratégicas do CODESA em Moçambique.
Resultados Esperados
No fim deste exercício, espera-se que o CODESA tenha os seguintes instrumentos em inglês:
- Um Plano estratégico quinquenal elaborado em estreita colaboração com o pessoal do CODESA.
- Elaborado um instrumento que monitore a execução do plano estratégico a médio e longo prazo.
- Produzido um resumo do plano estratégico (20 páginas ao máximo com excepção dos elementos pré e pós textuais).
Abordagem Técnica
Etapa 1: Encontro Inicial: (Minutos)
Com base na reunião inicial de discussão com a equipa do CODESA e o Consultor para refinar os TDR’s, metodologia a ser usada pelo consultor e acordar os resultados. Esta Reunião descreve os antecedentes, a abordagem técnica, bem como o cronograma e o orçamento previstos para a elaboração do Plano Estratégico.
Etapa 2: Revisão Documental – 3 dias
Revisão documental e entrevistas com as partes interessadas: Espera-se que o consultor efectue a revisão documental com base no anterior Plano Estratégico 2018 – 2022, notas das avaliações da equipa sobre as áreas estratégicas relevantes para CODESA e toda informação relevante relacionado ao processo de planificação estratégica. Os Entregáveis para esta fase incluirão:
- Revisão de documentos e informação estratégica relevante do CODESA (anterior plano estratégicos, notas de debates da avaliação estratégica e perspectivas).
- Orientar um diagnóstico organizacional através da análise SWOT.
- Revisão literária (análise das políticas públicas relevantes, analise contextual tendo em conta as necessidades e prioridades organizacionais da CODESA).
Etapa 3: Elaboração do Plano Estratégico: 6 dias
Nesta fase espera-se que o consultor com base nas informações colhidas nas anteriores etapas, elabore o Plano estratégico organizacional do CODESA que contenha:
- Um Resumo.
- Contextualização.
- Teoria de mudança.
- Diagnóstico situacional da organização.
- Objectivos estratégicos.
- Áreas estratégicas prioritárias.
- Resultados estratégicos.
- Principais acções estratégicas.
- Quadro logico.
Entregáveis
- Um encontro para apresentação do draft do Plano estratégico.
- Revisão dos comentários da equipa do CODESA e submissão do plano estratégico final.
Requisitos
- Um grau avançado em Ciências Sociais, Economia, Educação, Ciência Política, Estatística, Antropologia e qualquer qualificação relacionada com um mínimo de cinco (5) anos de experiência na realização de estudos e planificação, linha de base, pesquisa social e monitoria e avaliação;
- O consultor deve ter habilidades em avaliação e planeamento estratégico organizacional e desenvolvimento humanitário. Ampla experiência em desenvolvimento social em Moçambique e região. O consultor deve ter excelentes competências linguísticas em Inglês e Português e ter uma ampla compreensão das prioridades para o desenvolvimento social em Moçambique e ter o domínio dos desafios a ele relacionados, ambiente político e contexto socioeconómico e cultural das províncias da região centro com mais destaque a Zambézia.
Exigências
- Curriculum Vitae ou Perfil da Empresa;
- Pelo menos 2 trabalhos de consultoria relacionadas nos últimos 3 anos;
- Três (3) Referências rastreáveis com seus detalhes de contacto
Nota: Indivíduos ou empresas qualificadas que estejam interessadas em se candidatar devem apresentar uma proposta técnica e financeira detalhando todos os custos relacionados ao processo de produção do plano estratégico do CODESA, os custos deverão manter um equilíbrio no valor do dinheiro (value of Money).
Aviso Legal
O CODESA- Comité Diaconal Evangélico para o Desenvolvimento Social, não faz nenhum tipo de cobranças em quaisquer das fases do processo de recrutamento e não procede por via de agentes de recrutamento e são estritamente observados os princípios de ética, Integridade e transparência.
Termo de Referências
Objecto do Contrato: Elaboração do plano estratégico da CODESA 2023 – 2028
Data provável para início da consultoria: 14 de Abril de 2023
Prazos: 24 de Abril de 2023
Duração: 10 Dias
Período para conclusão: 09 de Maio de 2023
Departamento responsável: Direção Executiva