A ChildFund Moçambique pretende recrutar um (1) Consultor para a actualização no Relatório de Situation Analysis e Facilitação dos Workshops de Validação do Projecto de Cuidados Integrados.
Introdução
A ChildFund Moçambique é uma Organização Não-Governamental que opera no País desde 2005. Os programas da organização concentram-se na protecção das crianças em todas as fases da vida contra qualquer forma de abuso e no apoio à formação de comunidades fortes activamente engajadas na defesa dos sistemas de protecção, formais e informais.
No âmbito da planificação do projecto de cuidados integrados financiado pela fundação Conrad Hilton, decorreram consultas aos actores chaves do governo, sociedade civil e instituições académicas para elaboração do relatório da análise da situação actual das intervenções e prioridades sectoriais (Educação, Saúde, Acção Social, Agricultura e Obras Públicas) para o desenvolvimento da primeira infância na províncias de Maputo e Nampula.
É neste contexto que a ChilfFund pretende contratar serviços de consultoria para compilar e validar os dados recolhidos durante a fase de auscultação/consulta nos distritos de Namaacha, Matutuine, Manhiça e Magude na Província de Maputo e em Malema, Ribaue e Monapo na Província de Nampula.
Objectivo Geral da Consultoria
Elaborar o relatório de análise da situação actual e conduzir os workshops de validação das informações recolhidas durante as reuniões de consulta aos vários sectores do governo na provisão dos serviços de nurturing care em Moçambique no âmbito do projecto dos cuidados integrados da primeira Infância.
Objectivos Específicos
- Conduzir os workshops de validação em 7 Distritos das Provincias de Maputo e Nampula acima mencionados;
- Rever os relatórios da análise da situação realizada para validar as informações dos principais indicadores com os vários stakeholders;
- Conduzir reuniões de consulta técnica com os serviços de Saúde, Acção Social, Agricultura, Educação, etc.;
- Orientar e sistematizar as recomendações dos workshops e incorporar no relatório da análise da situação;
- Realizar a verificação dos dados do relatório e cruzar com as informações a serem fornercidas pelos participantes do Workshop.
Abordagem Metodológica
- Sugere-se a discussão através dos grupos focais, bem como a identificação de temas específicos para exposição plenária e entrevistas individuais. Contudo, como um dos indicadores de avaliação da proposta técnica terá em consideração as outras abordagens metodológias propostas pelos consultores e que será aprovada em coordenação com a equipe do projecto.
Produtos
- Relatório do situation analysis actualizado e traduzido em duas línguas, português e inglês;
- Plano de condução dos workshops nas duas Províncias;
- Relatório dos workshops de validação dos 7 Distritos;
- Facilitados workshops de validação de DPI em 7 Distritos das províncias de Maputo e Nampula.
Duração
- O Prazo para da duração da consultoria é de 20 dias contados a partir da data da adjudicação do Consultor/a ou empresa de consultoria.
Abordagem Metodológica
- Toda a componente metodológica do exercício da Validação dos dados do relatório do situation analysis será confiada a/o consultor em coordenação com a equipe do projecto.
Requisitos
- O Consultor líder de equipa deve ter preferencialmente Nível Universitário (Licenciatura, Pôs-Graduação, Mestrado ou PhD) em Educação de Infância ou Desenvolvimento da primeira infância, Educação, Políticas de Educação Psicologia social, Ciências Sociais, ou outras áreas relevantes do saber, desde que tenham experiência comprovada na área de DPI para crianças dos 0 aos 3 anos;
- Experiência em facilitação de workshops e metodologias participativas de realização de workshops;
- Fortes habilidades de analíse de dados e elaboração de relatórios e documentos políticos na área de Desenvolvimento da primeira infância;
- Fortes habilidades de redacção e síntese;
- Experiência comprovada de realização de exercícios similares;
- Conhecimento sólido de DPI;
- Conhecimento sobre o trabalho das Organizações da Sociedade Civil na área do DPI;
- Conhecimentos sobre a área da Criança, Género e Protecção Social;
- Fluente em português;
- Não ter antecedentes criminais, particularmente contra crianças e mulheres.
Salvaguarda da Criança
- É importante que o Consultor e a sua equipe não tenham registo de qualquer forma de abuso, negligência, violência e exploração de criança. Em caso de aceitação, será convidado a assinar uma declaração de que atesta e uma cópia de salvaguarda da Criança anexada no contrato de trabalho.
Exigências
- Proposta Técnica (incluindo a proposta do cronograma e metodologia detalhada) e Financeira;
- Curriculum Vitae.
Processo de Candidatura
Endereço: Sommerchield, Rua Kibiriti Diwani, nº 08 – Cidade de Maputo