Descrição da Vaga
O ICRH Moçambique está a recrutar um Oficial APSS e ATS para Tete.
Título da Posição: Oficial APSS e ATS
Localização (Distrito): Cidade de Tete, Provincia de Tete
Superior Hierárquico: Coordenador de Projeto
Regime de trabalho (integral ou parcial): Integral
DESCRIÇÃO DO TRABALHO
Projeto: Reforçando a resposta ao HIV e TB em Moçambique.
O projeto tem como objetivo fortalecer a ligação entre a Comunidade e a Unidade Sanitária, implementando ações que contribuam para a busca de casos perdidos e o aumento da retenção de pacientes em tratamento para Tuberculose e HIV, visando a redução do fardo da TB e HIV no país.
Descricão da Posição: O Oficial de APSS e ATS é responsável por apoiar a implementação de todas as atividades de apoio psicossocial, aconselhamento e testagem em saúde a nível provincial. O foco é garantir a ligação entre a comunidade e a unidade sanitária, oferecendo assistência técnica e supervisionando as atividades das Organizações da Comunidade Base (OCB) para melhorar a inscrição de novos pacientes em tratamento antirretroviral (TARV) e reforçar a adesão e retenção de pessoas vivendo com HIV (PVHIV) nos Cuidados e Tratamentos.
Responsabilidades:
APSS
- Operacionalizar a implementação das normas e diretrizes nacionais do HIV (APSS) em todos os distritos de cobertura.
- Providenciar apoio e supervisão aos gestores de casos, conselheiros, técnicos de saúde e OCB na implementação de estratégias de APSS nas Unidades de Saúde (US) e na comunidade.
- Em coordenação com o coordenador provincial, garantir que todas as OCBs tenham os instrumentos necessários para realizar atividades na US e comunidade.
- Apoiar as US na implementação de um sistema funcional de emissão e triangulação das listas de pacientes faltosos e abandonos através do Open MRS.
- Em coordenação com o supervisor distrital e Oficial Clínico, monitorar a eficácia do Open MRS na emissão, triangulação e listagem de pacientes faltosos para visita domiciliar.
- Providenciar capacitações em novas atualizações das normas e diretrizes nacionais para gestores de casos, atores comunitários e técnicos de saúde.
- Oferecer apoio técnico aos supervisores distritais e Oficiais Clínicos na recolha, compilação e envio atempado dos relatórios mensais distritais para os Oficiais de M&A do ICRHM.
- Fornecer apoio técnico e capacitação contínua aos supervisores distritais, Oficiais Clínicos, gestores de caso e atores comunitários.
- Participar em visitas de supervisão conjuntas com as Direções Provinciais de Saúde (DPS), Secretariados Distritais de Saúde, Mulher e Ação Social (SDSMAS) e US, garantindo monitoria e seguimento das recomendações.
- Participar e representar o ICRHM em encontros com as direções distritais de saúde e parceiros.
- Coordenar com as equipes de Monitoria e Avaliação os aspectos relacionados com a qualidade dos registros e recolha de dados, validação e análise.
Aconselhamento e Testagem em Saúde
- Operacionalizar a implementação das normas e diretrizes nacionais de ATS do HIV nos distritos e unidades sanitárias de apoio.
- Providenciar capacitações para conselheiros leigos nas estratégias de ATS (UATS e ATIP) nas unidades sanitárias e caso índice nas comunidades.
- Oferecer apoio técnico a conselheiros leigos e técnicos de saúde através de tutorias nas unidades sanitárias e comunidade.
- Prestar apoio técnico a conselheiros leigos e técnicos de saúde na elaboração de planos de ações das áreas de aconselhamento e testagem em saúde (ATIP, UATS, caso índice e ATSC).
- Coordenar com as equipes de Monitoria e Avaliação os aspectos relacionados com a qualidade dos registros e recolha de dados, validação e análise das diferentes abordagens de prevenção (ATS e PrEP).
Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)
- Operacionalizar a implementação das normas e diretrizes nacionais de PrEP nos distritos e unidades sanitárias de apoio.
- Providenciar capacitações para técnicos de saúde sobre a estratégia de PrEP nos distritos e unidades sanitárias de apoio.
- Oferecer apoio técnico a conselheiros leigos e pessoal de saúde em PrEP, através de tutorias nos distritos, unidades sanitárias e comunidade de apoio.
- Prestar apoio técnico a conselheiros leigos e técnicos de saúde no desenvolvimento de planos de ações em PrEP.
Requisitos:
- Formação na área de saúde (Psicologia Clínica, Técnicos de Psiquiatria e Técnicos superiores de saúde).
- Mínimo de 3 anos de experiência em programas de Saúde Pública, relacionados com HIV.
- Domínio do Pacote de intervenções de APSS e ATS do Serviço Nacional de Saúde.
- Conhecimento e domínio sobre as estratégias de prevenção (PrEP e Auto-teste).
- Fortes conhecimentos na gestão e supervisão de atores comunitários na Unidade Sanitária e comunidade.
- Experiência em trabalhar no Serviço Nacional de Saúde.
- Capacidade de trabalhar de forma independente.
Como se candidatar?
Os candidatos são convidados a enviar o seu Curriculum Vitae, incluindo 3 referências profissionais e uma carta de apresentação (1 página) para recrutamento@icrhm.org.mz indicando “Oficial APSS e ATS – Tete” como título do email.
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: 16 de Janeiro de 2024.