Descrição da Vaga
O ICRH Moçambique está a recrutar um Oficial de Prevencão de Transmissão Vertical e Envolvimento Comunitário para Tete.
Título da Posição: Oficial de Prevencão de Transmissão Vertical e Envolvimento Comunitário
Localização (Provincial/Distrito): Cidade de Tete, Provincia de Tete
Superior Hierárquico: Coordenador de Projeto
Regime de trabalho (integral ou parcial): Integral
Projeto: Reforçando a resposta ao HIV e TB em Moçambique
O projeto tem como objetivo fortalecer a ligação entre a Comunidade e a Unidade Sanitária por meio de intervenções combinadas que contribuem para a reintegração de pacientes perdidos e o aumento da retenção de pacientes em tratamento para Tuberculose e HIV, contribuindo assim para a redução do fardo da TB e HIV no país.
Descricão da Posição:
- Garantir a implementação de todas as atividades da estratégia da Mãe Mentora com o objetivo de contribuir para a redução da transmissão vertical.
- Garantir qualidade de atendimento às mulheres grávidas e lactantes.
- Garantir a criação de demanda, retenção de pacientes HIV/SIDA, tratamento da TB na comunidade, nas unidades sanitárias através da estratégia do engajamento masculino e diálogos comunitários.
Responsabilidades:
- Garantir a ligação entre ICRHM e os programas de saúde (PTV & EC) ao nível da província.
- Apoiar a implementação e monitoria da estratégia de Mães Mentoras.
- Apoiar nas atividades relacionadas à melhoria da retenção, incluindo o apoio e monitoria das atividades de mãe mentora, assegurar o registro das mesmas, os relatórios semanais e mensais.
- Apoiar na implementação das normas de carga viral (cobertura das elegíveis e seguimento das mulheres com carga viral acima de 1000 cópias).
- Capacitar as Mães Mentoras para apoiar as mulheres grávidas e lactantes, crianças expostas e crianças menores de 10 anos seropositivas, na adesão aos cuidados e tratamento do HIV.
- Realizar a mentoria das Mães Mentoras supervisoras.
- Promover o envolvimento dos parceiros e suas famílias na adesão e retenção aos cuidados e tratamento da MG e ML.
- Realizar a monitoria de seguimento da testagem das crianças expostas ao HIV com enfoque no PCR para as crianças menores de 2 meses, e garantir a ligação das crianças positivas para o HIV aos cuidados e tratamento.
- Promover o diagnóstico da infecção pelo HIV e de outras infecções de transmissão sexual (ITS) de mulheres grávidas e lactantes e seus parceiros sexuais e garantir o início de TARV a todas as MG e ML HIV positivas.
- Garantir a implementação da estratégia nacional de engajamento masculino e diálogo comunitário nos módulos de HIV e TB em todos os distritos de intervenção, incluindo as formações de atores comunitários das redes de organizações da sociedade civil e de OCBs.
- Garantir o mapeamento, capacitação e seguimento da implementação do plano de ação dos comités comunitários de saúde.
- Garantir a incorporação e discussão de tópicos do EC nos encontros semanais e participar nos processos de validação de dados dos EC.
- Dar apoio técnico e suporte ao gestor de caso na gestão das guias de referência e contra referências vindas da comunidade e na monitoria das atividades diárias de suporte.
- Em coordenação com o supervisor de campo, monitorar a participação dos atores comunitários (ativista, mãe mentora e homem campeão) nos encontros do comité de saúde na comunidade e assegurar o reporte dos principais problemas da US ao supervisor de campo.
- Garantir a ligação entre todos os programas de implementação do projeto, interagindo com todos os intervenientes de modo a trazer melhorias no sucesso das suas atividades.
- Realizar todas as atividades que lhe forem incumbidas.
Como se candidatar?
Os candidatos são convidados a enviar o seu Curriculum Vitae, incluindo 3 referências profissionais e uma carta de apresentação (1 página) para recrutamento@icrhm.org.mz indicando “Oficial de PTV E EC – Tete” como título do email.
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: 16 de Janeiro de 2024.
Apenas os candidatos pré-seleccionados serão contactados.
O ICRH-M é um empregador de igualdade de oportunidades e não discriminar com base na raça, género, religião ou orientação sexual.