Descrição da Vaga
A Solidar Suíça é uma organização não-governamental que trabalha no campo de cooperação para o desenvolvimento e ajuda humanitária em Moçambique e em outros países de África, América Latina, Ásia e Europa de Leste.
Em Moçambique, Solidar Suíça esta presente há mais de 39 anos, trabalhando nos programas de Democracia, Economia e Trabalho, e Assistência Humanitária na região centro dos pais, nas províncias de Tete, Sofala e Manica. É neste contexto que a Solidar Suíça pretende contratar um Oficial de Projecto tendo para tal elaborado o presente Termo de Referência.
OBJECTIVO DA FUNÇÃO:
Oficial do Projecto: lidera o Projecto de Direitos Laborais e Trabalho Digno (3415). Ele (a) é responsável pela elaboração de plano de atividades e orçamento, implementação de atividades e elaboração de relatórios narrativos regulares inerente ao Projeto Direitos Laborais e Trabalho Digno da Solidar Suíça em Moçambique.
Função do substituto: o Oficial do Projecto Água limpa e saneamento, assegurará o serviço na ausência deste.
RESPONSABILIDADES DO OFICIAL DO PROJECTO:
TAREFAS PRINCIPAIS:
Liderar o Projecto Direitos Laborais e Trabalho Digno:
- Planifica e acompanha a implementação do projecto Direitos Laborais e Trabalho Digno, dentro dos prazos e especificações seguindo abordagem estratégica.
- Prepara um cronograma das atividades, necessidades logísticas e financeiras de acordo com as metas definidas.
- Estabelece plano, instrumento de monitoria adequado para o projecto.
- Assessora tecnicamente aos parceiros na planificação, implementação e prestação de contas das atividades do projecto.
- Assegura a implementação eficiente e conforme o Ciclo de Gestão de Projectos (PCM), em particular a elaboração, planificação, definição, orçamento, financiamento aos parceiros, monitoramento, relatórios narrativos e encerramento de projectos.
- Analisa e compila os relatórios narrativos regulares de implementação das atividades.
- Soluciona dificuldades relacionadas com a realização das atividades.
- Em coordenação com os parceiros e a orientação de seus superiores, realiza avaliações e apresenta relatórios/notas técnicas com planos de ação concretos para as etapas seguintes.
- Identifica as necessidades de formação dos parceiros e organiza as formações.
- Propõe o recrutamento para a equipe do projeto em coordenação com o Oficial do Programa. Cada processo de recrutamento será preparado com o Diretor do Programa.
- É responsável pela gestão de risco e Sistema de Controlo Interno (ICS) para o Projecto.
- Assegura uma gestão baseada em resultados e supervisiona o uso eficiente e compatível dos recursos.
- Contribui para a melhoria da qualidade, know-how, padrões e processos do Projecto.
- Garante os contactos com parceiros do projecto e promove uma comunicação aberta e transparente com todas as partes interessadas. É responsável pela monitoria dos memoranduns ou respetivamente contractos com os parceiros ou provedores de serviços.
- Assegura o financiamento do projeto em coordenação com a Oficial e Director de Programas e o Coordenador Representante.
- Auxilia os colegas relevantes no fornecimento de informações e comunicação.
- Garante o sistema de preenchimento eletrônico adequado de todos os documentos relevantes do Projectos (relatórios e outros).
- Observa as medidas de segurança durante a implementação das atividades do programa e assegura que estas regras sejam respeitadas pelo pessoal dos parceiros envolvidos.
Tarefas temáticas e conceituais
- Colabora na definição da orientação estratégica do Projecto (plano de intervenção de 4 anos) e na sua implementação.
- Assegura a planificação anual, monitoria e relatórios baseado em resultados do projecto.
- Para a aquisição, identifica novas abordagens, atividades e garante uma comunicação transparente com parceiros de implementação.
- Reorienta as atividades do projecto de acordo com a evolução do contexto e dos indicadores.
- É responsável pela gestão do conhecimento, controle de qualidade, intercâmbio e coordenação com parceiros e stakeholders relevantes
Tarefas de coordenação dentro do escritório Solidar
- Assegura os contactos e as atividades previstas na província de Tete no âmbito dos projetos 3426 (PPGLR), 3431 (Empregabilidade Jovens) e Blue School em coordenação com a oficial de programa.
- Garante uma coordenação eficiente e contínua com o departamento de Finanças e RH garantindo os seguintes processos: planificação anual do projecto, controle de despesas, ICS, reporte mensal, semestral e anual, auditorias e recrutamento de RH.
- Garante uma coordenação eficiente e contínua com o departamento de Suporte e Logística para tudo o que diz respeito a compras, logística, sistemas de comunicação, viaturas e transporte, equipamentos de TI para as atividades de projectos
- Colabora com o oficial de segurança que participa da gestão de riscos, regras de segurança e proteção (plano de segurança local).
Tarefas especiais de acordo com as instruções
- Assume tarefas especiais (por exemplo, pessoa focal) de acordo com as instruções do Coordenador representante ou da sede na Suíça.
- Em caso de desastre grave e extraordinário em Moçambique ou região, o titular do posto de trabalho pode ser instruído a suspender temporariamente o trabalho regular de acordo com as especificações e atribuídas pelo Coordenador do País. O titular do posto fará parte da Gestão Solidária de Crise.
- Executa tarefas instruídas. O período de tempo para uso no alívio de desastre ou emergência e subordinação durante este tempo será determinado ad hoc.
Responsabilidades financeiras
- Elabora orçamento, solicita desembolsos e supervisão dos memoranduns e os contratos elaborados pelo Departamento de Finanças e RH respetivamente Departamento de Suporte e Logística.
- Preparara coletas de dados para projeções e plano de médio-longo prazos de nível do projecto
- Prepara e escreve relatórios narrativos semestrais e finais (relatórios internos e externos)
- É responsável pela avaliação dos resultados reais versus os almejados. Define as medidas corretivas de comparação, se solicitado.
- Controla a implementação e apoia a revisão e avaliações internas ou externas. Quando necessário, ele apoiará as auditorias financeiras.
- De acordo com as ações planificadas, solicita / requisita os fundos, material e outros itens necessários à sua execução.
- Participa no exercício das aquisições e contratação (procurement); concursos, avaliação e seleção de provedores de bens e serviços e empreiteiros a serem contratados no âmbito do Projeto, cumprindo rigorosamente as normas e regras instituídas.
Competências
- Tomar decisões e compromissos adequados dentro dos limites dados ao projecto.
- Assumir compromissos e assinar documentos dentro das competências atribuídas.
- Representar a Solidar externamente no âmbito da área de responsabilidade.
Como se candidatar?
Endereço: Rua da Zâmbia 524, Bairro 2 – Chimoio
Email: recruitment@solidarmoz.org
Validade: 19 de Janeiro de 2024.
Local: Cidade de Tete, com deslocações aos postos administrativos e distritos.
Prazo de entrega de candidaturas:
N.B: Apenas candidatos pré-selecionados serão contactados para passos subsequentes, encorajamos candidaturas de Mulheres.