A Organização Comunitária para Saúde e Desenvolvimento (OCSIDA) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal vinte (20) Educadores de Pares para Bilene e Guijá (Anúncio de Vaga – GZ-VG 04).
Contexto
A Organização Comunitária Para Saúde e Desenvolvimento – OCSIDA, é uma organização sem fins lucrativos de ambito nacional, que se destaca pela especialização em acções humanitárias, possuindo um histórico notável baseada no desenvolvimento comunitário, com foco na promoção da saúde, democracia, boa governação, direitos humanos e justiça social.
Sua missão é o implacável compromisso com a transformação e crescimento qualitativo das comunidades moçambicanas, contribuindo nas respostas integradas ao nível da Prevenção, diagnóstico, tratamento e apoio social nas áreas de HIV/SIDA e violência baseada no género. Com uma visão a qual Moçambique seja um País que respeita os Direitos Humanos nas áreas de saúde e violência baseada no género.
No âmbito da implementação do Programa Resilient, Empowered Adolescent and Young People (READY+), que visa garantir que A&VHIV (10-24 anos), especialmente os mais vulneráveis, tornem-se resilientes, emponderados, conhecedores, com autonomia corporal e liberdade para exercer os seus DSSR.
Descrição Geral
O Educador de par do Projecto READY+ tem a responsabilidade de realizar as actividades de disseminação de informação sobre a prevenção do HIV, DSSR, mobilizar para a testagem do HIV ao nível da US.
Tarefas e Responsabilidades
Sob orientação, e em coordenação com a(o)s provedora(e)s de saúde, e parceiro de implementação, os Educadores de pares, deverão:
- Sensibilizar Adolescentes e Jovens (A&J) dos 10 aos 24 anos de idade na sua diversidade, sobre DSSR, prevenção de ITS- HIV e importância da testagem;
- Distribuir e divulgar material IEC e insumos (preservativos e lubrificantes) aos A&J a nível das diferentes comunidades;
- Realizar a mobilização comunitária dos A&J (na sua diversidade) para a testagem em brigadas móveis;
- Realizar a testagem do HIV aos A&J a nível das comunidades;
- Fazer referência dos A&J para serviços de saúde e outros serviços sociais;
- Recolher dados dos beneficiários usando fichas de recolha de dados;
- Participar nos encontros de planificação semanal com supervisor(a) para a preparação das actividades;
- Elaborar relatórios e plano de actividades semanais e mensais;
- Organizar e guardar as fichas mensais, plano anual de actividades, listas de presenças e notas dos encontros.
Requisitos
- Os Educadores de Pares devem ser jovens de ambos sexos (homens e mulheres);
- Ter idade compreendida entre os 18 aos 23 anos;
- Mínimo 10ª Classe do sistema nacional de educação ou equivalente;
- Experiência de trabalho com adolescentes e jovens é desejável, preferencialmente dos 10 aos 24 anos de idade;
- Possuir conhecimentos básicos sobre saúde sexual e reprodutiva, ITS-HIV/&SIDA e Violência Baseada no Género ou experiência de trabalho nas áreas temáticas de prevenção do HIV, saúde sexual e reprodutiva, planeamento familiar, violência baseada no género, empoderamento de jovens e diálogos comunitários/ comunicação para mudança de comportamentos;
- Experiência/ conhecimento do trabalho comunitário;
- Experiência mínima de 1 ano em activismo é desejável e será uma vantagem;
- Ter experiência prévia como Educador de Par ou Activista será uma vantagem;
Processo de Candidatura
1. Documentos Exigidos:
- Fotocópia de BI ou outro documento de identificação;
- Curriculum Vitae (CV) – com contacto (s) pessoal e alternativo (s);
- Cópia dos Certificados de Habilitações Literárias.
2. Como se Candidatar:
Endereço: 1° Bairro perto da Padaria Ganhane, ao longo da EN1, a 300 metros do Centro de Saúde da Macia – Gaza.
Validade: 12 de Março de 2024
Local: Província de Gaza, (Distritos de Bilene e Guijá)
Linha de Supervisão: Gestor de Projecto
Informações Adicionais
Para mais informações contacte-nos pelos seguintes números: 847001516 ou 874959301. A OCSIDA é uma entidade que oferece oportunidades iguais, independentemente de etnia, religião, género, orientação sexual, condição física, deficiência ou filiação partidária, não compactuando ou tolerando quaisquer situações de estigma ou discriminação.
Nota: Apenas os candidatos seleccionados para entrevista serão contactados.
Aviso Legal
A OCSIDA – Organização Comunitária para Saúde e Desenvolvimento, não faz nenhum tipo de cobranças em quaisquer das fases do processo de recrutamento e são estritamente observados os princípios de ética, Integridade e transparência.