Maputo, Moçambique
Fundo
Em agosto de 2020, Moçambique lançou uma iniciativa presidencial (designada como programa ValoRe) para construir infraestrutura sustentável de tratamento de resíduos em todas as capitais provinciais e principais cidades do país. Neste contexto, o Ministério da Terra e Meio Ambiente (MTA), em parceria com a Agência Belga de Desenvolvimento (Enabel), apresentou conjuntamente uma proposta ao MAF Facility (um fundo climático internacional) para financiar a construção e implementação de infraestrutura sustentável de tratamento de resíduos em pelo menos dois municípios-alvo. Com base em uma avaliação de sua prontidão relativa, os projetos de infraestrutura de resíduos nos municípios de Nacala, Nampula e Pemba foram priorizados para implementação. No escopo do suporte do MAF, a Enabel está atualmente procurando um Especialista em Infraestruturas de Resíduos, para apoiar a Direção Nacional do Meio Ambiente (DINAB) da MTA e o Fundo Nacional para o Desenvolvimento Sustentável (FNDS), para ser integrado na Unidade de Implementação do Projeto.
Descrição do trabalho
- Fornecer apoio institucional e capacitação ao FNDS e ao MTA para estabelecer infraestruturas sustentáveis de resíduos sólidos municipais.
- Fornecer informações técnicas para o projeto, construção e operação de infraestruturas de tratamento e disposição de resíduos no âmbito do apoio do MAF, incluindo:
- Definir especificações técnicas e documentação de licitação para processos de licitação de construção e operação.
- Verificar a qualidade da documentação do projeto e aprimorá-la, se necessário.
- Supervisão de obras de construção em colaboração com a empresa supervisora.
- Realizar verificações de qualidade no trabalho concluído e documentá-las em relatórios técnicos semanais.
- Auxiliar no planejamento, execução, coordenação, monitoramento e avaliação de atividades relacionadas à implementação do projeto de apoio do MAF ao programa ValoRe;
- Prestar assistência técnica no estabelecimento de parcerias público-privadas para a operação de instalações de tratamento e disposição de resíduos;
- Realizar treinamento no local de trabalho e projetar atividades de capacitação para o FNDS, DINAB e outras partes interessadas envolvidas em infraestruturas de resíduos sólidos municipais;
- Preparar relatórios mensais abrangentes de progresso detalhando conquistas, desafios e recomendações;
- Atualizar continuamente as informações para que os sistemas de monitoramento e avaliação tenham informações e o desempenho do apoio do MAF possa ser medido.
- Atuar como facilitador para aumentar a capacidade dos parceiros envolvidos na gestão de resíduos sólidos,
- Apoiar a integração de princípios de integração de gênero nas iniciativas do setor de resíduos.
- Contribuir para o fortalecimento do sistema de informação relacionado aos dados de resíduos urbanos, especificamente às infraestruturas de resíduos.
- Garantir que a gestão do conhecimento nas áreas de gestão de resíduos sólidos urbanos e economia circular seja melhorada, arquivada e disseminada – incluindo o apoio de parceiros no compartilhamento de melhores práticas a serem disseminadas em nível municipal.
- Garantir a garantia da qualidade dos serviços prestados e contribuir para a organização de atividades de construção de conhecimento e iniciativas de gestão do conhecimento focadas na gestão de resíduos sólidos e práticas de economia circular na DINAB.
- Fornecer suporte em outras áreas prioritárias dentro do projeto de suporte do MAF, conforme necessário.
Seu perfil
Qualificações requeridas
- Mestrado em estudos ambientais/engenharia ambiental ou qualquer outra área relacionada.
Experiência necessária
- No mínimo 5 anos de experiência relevante em projetos de infraestrutura de resíduos (preferencialmente) ou no setor de design e/ou construção de infraestruturas civis com autoridades governamentais e/ou municípios. Conhecimento profundo de design, construção e supervisão de obras civis.
- Experiência comprovada em gerenciamento de projetos de infraestrutura, incluindo planejamento, programação, orçamento e alocação de recursos.
- Experiência na implementação de medidas de garantia e controle de qualidade para assegurar a integridade e a segurança de projetos de infraestrutura, incluindo padrões e especificações de engenharia.
Habilidades e conhecimentos necessários
- Proficiência em software e ferramentas relevantes usados em projeto e construção de infraestrutura, como o AutoCAD.
- Proficiência em análise e síntese de informações qualitativas e quantitativas.
- Excelentes habilidades de comunicação escrita e verbal para elaboração de relatórios e comunicação eficaz com stakeholders. Proficiência em português e inglês.
- Estão previstas visitas pontuais (4-5 vezes por ano) aos municípios envolvidos no programa ValoRe, nomeadamente Nampula, Nacala e Pemba.
Oferecemos-lhe
- Um trabalho fascinante/interessante/variado em um ambiente internacional.
- Um contrato de trabalho por tempo indeterminado.
- Um pacote salarial que compreende o salário bruto mensal, de acordo com nossas escalas salariais (Classe 6).
- Você está interessado?
Candidate-se até 15/07/2024, aqui: e inclua sua carta de candidatura e CV atualizado.
Somente as candidaturas enviadas pelo link acima serão consideradas. Qualquer pessoa que preencha as condições listadas em nossos anúncios de emprego pode se candidatar. A Enabel está comprometida com a igualdade de oportunidades e diversidade em sua força de trabalho. Não discriminamos com base em gênero, origem, idade, religião, orientação sexual, deficiência ou qualquer outro fator além da competência. Os candidatos também devem se comprometer com a visão, missão e valores da Enabel ( https://www.enabel.be/content/enabel-vision-mission-values )
Processo de Candidatura
Para se candidatar a esta vaga visite https://jobs.enabel.be/job/Maputo-Waste-Infra-structures-Expert/1086703101/