Vaga – Técnico de Agronegócio

 

Vaga – Técnico de Agronegócio

Breve Descrição/ Finalidade do Trabalho

Contexto Organizacional

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) está a implementar o Projeto de Desenvolvimento da Cadeia de Valor e do Comércio Agrícola entre o Zimbabué e Moçambique, financiado pelo AICS, nas Províncias de Manica e Sofala. O projeto visa reforçar as economias agrícolas da região, facilitando o comércio bilateral, regional e internacional.

O projeto tem duas áreas de intervenção principais. A primeira diz respeito ao apoio ao Governo e aos intervenientes relevantes na implementação de quadros de política comercial eficazes, à operacionalização de acordos comerciais e à prestação de apoio comercial eficaz ao sector privado, para aprofundar as oportunidades de mercado existentes ou expandir novas oportunidades de mercado. A segunda área centra-se na facilitação do comércio e do investimento, que inclui o reforço da capacidade dos agentes económicos ao longo de cadeias de valor selecionadas para satisfazerem os requisitos de qualidade e cumprirem os regulamentos comerciais nos mercados internacionais. Além disso, o projeto apoiará o sector privado na expansão de novas oportunidades de mercado através da facilitação das exportações.

Ao expandir novas oportunidades de mercado, reduzindo as barreiras comerciais, o projeto irá desbloquear novas oportunidades económicas e melhorar as relações comerciais entre Moçambique e o Zimbabué, promovendo a integração regional e internacional.

O posto do projeto está baseado em Chimoio.

Linhas de Reporte

O Técnico de Agronegócio responde ao Coordenador do HUB de Agronegócio e ao Diretor Técnico.

Foco técnico

O Técnico de Agronegócios trabalhará em estreita colaboração com os agricultores (foco principal no comércio, médio a grande) e outros sectores privados ao longo das cadeias de valor (MPMEs a grandes) numa base diária. O técnico assiste e capacita os agentes económicos na captação de novas oportunidades de mercado, implementa medidas de qualidade e de certificação e apoia a expressão de necessidades políticas.

Descrição do Recrutamento/ Principais Responsabilidades

Qualificações e Aptidões

Tarefas e responsabilidades

Identificação de oportunidades de mercado.
– Apoiar os agricultores e as agro-indústrias na identificação e captação de novas oportunidades de mercado.
– Organizar e conduzir sessões de formação sobre tendências, requisitos e oportunidades de mercado.
– Apoiar os agricultores e as empresas agro-industriais no desenvolvimento de planos de negócios e estratégias de marketing.

Produção de qualidade.
– Prestar assistência técnica aos agricultores para melhorar as práticas de produção e aumentar a qualidade dos produtos agrícolas em conformidade com as normas internacionais.
– Facilitar a aplicação de normas de qualidade e de medidas de certificação para satisfazer as exigências do mercado, incluindo, mas não se limitando a, análises do solo ou da água, estratégias de gestão de pragas e doenças, agricultura de conservação ou agricultura biológica, manuseamento pós-colheita.

Certificação e garantia de qualidade.
– Fornecer orientações sobre a garantia de qualidade e os processos de certificação necessários ao desenvolvimento do mercado e à exportação.
– Apoiar o desenvolvimento, a divulgação e a aplicação de diretrizes e protocolos de fácil utilização para as práticas de produção e de manipulação.
– Realizar sessões de formação sobre a aplicação de medidas de qualidade e certificação.

Criação de redes.
– Desenvolver uma rede sólida dos sectores público e privado no Corredor da Beira.
– Recolher informações relevantes dos agricultores e das partes interessadas do sector privado sobre as necessidades e desafios das políticas.
– Facilitar diálogos entre agricultores, representantes do sector privado e decisores políticos para garantir que as suas necessidades e preocupações sejam abordadas nas políticas comerciais.
– Participar em fóruns de diálogo político multi-setorial.

OS CANDIDATOS SERÃO AVALIADOS EM FUNÇÃO DOS SEGUINTES CRITÉRIOS

Requisitos mínimos

– Licenciatura em economia (empresarial), agronegócio, agricultura ou qualquer outro domínio relacionado.
– Mínimo de 3 anos de experiência em agronegócio ou desenvolvimento de mercado.
– Conhecimentos práticos (nível C) de inglês e português.
– Nacional de Moçambique.

Competências essenciais da FAO

– Foco nos resultados
– Trabalho em equipa
– Comunicação
– Construção de relações efectivas
– Partilha de conhecimentos e melhoria contínua

Competências técnicas/funcionais

– Experiência de trabalho em mais do que um local ou área de trabalho
– Atenção aos pormenores e capacidade de resolução de problemas
– Excelentes capacidades de comunicação verbal e escrita
– Forte capacidade de organização e planeamento e compromisso com a discrição e a confidencialidade
– Familiaridade com os procedimentos e sistemas administrativos de recursos humanos da ONU
– Capacidade para trabalhar de forma autónoma e cumprir prazos.

NFORMAÇÕES ADICIONAIS

A FAO não cobra qualquer taxa em qualquer fase do processo de recrutamento (candidatura, reunião de entrevista, processamento)
As candidaturas recebidas após a data limite não serão aceites
Note-se que a FAO apenas considera as qualificações do ensino superior obtidas numa instituição acreditada/reconhecida na Base de Dados Mundial do Ensino Superior (WHED), uma lista actualizada pela Associação Internacional de Universidades (IAU) / Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A lista pode ser consultada em http://www.whed.net/
Para mais oportunidades de emprego, visite o sítio web de emprego da FAO: http://www.fao.org/employment/home/en/
A nomeação estará sujeita à certificação de que o candidato está clinicamente apto para a nomeação, à acreditação, a quaisquer requisitos de residência ou de visto e a autorizações de segurança.

A FAO procura diversidade de género, geográfica e linguística no seu pessoal e nos consultores internacionais, a fim de melhor servir os membros da FAO em todas as regiões.

Link de candidatura: https://jobs.fao.org/careersection/fao_external/jobdetail.ftl?job=2402677

Postagem Anterior Próxima Postagem