Localização / Cidade: Pemba
reve Descrição/ Finalidade do Trabalho
PROPÓSITO DA POSIÇÃO
O titular do cargo cobrirá a função de Especialista em Coordenação de Campo para as três províncias do norte de Moçambique, Cabo Delgado, Niassa e Nampula, e de Gestor de Incidentes para a crise humanitária prolongada que afeta esta área. Ele/Ela também actuará como Chefe do Sub-Escritório em Cabo Delgado.
Como especialista em coordenação de campo, o titular assegura que as principais prioridades da OMS e do cluster de saúde sejam atendidas a nível subnacional, incluindo o preenchimento de lacunas, e melhoria do acesso a serviços de saúde preventivos e curativos de qualidade para as pessoas deslocadas internamente e os grupos populacionais mais vulneráveis. O titular garantirá informações de saúde confiáveis para permitir uma resposta de emergência baseada em evidências e monitoramento da orientação técnica fornecida sobre questões e ameaças prioritárias de saúde pública.
No contexto do Sistema de Gestão de Incidentes de Emergências em Saúde da OMS (IMS), o titular terá responsabilidade geral na coordenação do planeamento, gestão, adaptação e implementação de estratégias, gerindo o sub-escritório e actividades dos planos de trabalho para coordenar e decidir sobre a encomenda e a libertação de recursos para responder a múltiplas emergências de saúde em Cabo Delgado, bem como nas províncias vizinhas (Nampula e Niassa, onde os deslocados internos estão hospedados) de Moçambique. O Gestor de Incidentes (IM) gerirá os componentes operacionais e técnicos com três níveis da OMS, estabelecerá linhas claras de comunicação, garantirá a documentação adequada do incidente, incluindo a provisão de relatórios de situação e planos de acção.
OBJECTIVOS DO PROGRAMA
Os objectivos do programa de emergências da OMS são conceber e implementar programas que preparem o cluster de saúde para prevenir, preparar-se, detectar, responder rapidamente e recuperar de surtos e emergências. Isto assegura que as funções críticas da OMS, conforme descritas no Quadro de Resposta a Emergências (ERF), sejam cumpridas. A posição assegura, em Cabo Delgado, tanto os papéis de gestor do sub-escritório da OMS, como o Coordenador de Campo das operações necessárias, bem como o papel de Gestor de Incidentes das preocupações de Saúde Pública dentro das províncias cobertas, através do cumprimento das funções essenciais da OMS em cenários de emergência, e melhorando o acesso a serviços de saúde preventivos e curativos de qualidade para as pessoas deslocadas internamente e os grupos populacionais mais vulneráveis. O titular garantirá informações de saúde confiáveis para permitir uma resposta de emergência baseada em evidências e monitoramento da orientação técnica fornecida sobre questões e ameaças prioritárias de saúde pública.
Descrição do Recrutamento/ Principais Responsabilidades
Qualificações e Aptidões
RESUMO DAS TAREFAS ATRIBUÍDAS (descreva o que o titular precisa fazer para alcançar os principais objectivos; inclua os principais resultados a serem entregues)
Durante todo o período operacional, o titular executará todas, ou parte das seguintes responsabilidades relacionadas conforme necessário pelas necessidades do escritório:
- Coordenar e orientar os inputs técnicos e operacionais, incluindo a mobilização de recursos, para cumprir as funções críticas da OMS, em colaboração com o Coordenador do Cluster de Saúde da OMS e o Líder da Equipa de Emergências em Saúde.
- Assegurar a implementação do Sistema de Gestão de Incidentes (IMS) e as sinergias entre os componentes operacionais e técnicos.
- Estabelecer canais de comunicação eficazes com as autoridades subnacionais afectadas envolvidas na resposta aos eventos reportados.
- Fornecer orientação às capacidades da província coberta com respeito à preparação, resposta e recuperação de emergências.
- Gerir a presença física do sub-escritório através de um planeamento abrangente, operações, recursos e processos de monitoramento e relatórios.
- Avaliar e reavaliar a situação de emergência.
- Determinar estratégias, estabelecer objectivos adequados ao nível da resposta necessária e priorizar o preenchimento das lacunas de prestação de serviços de saúde.
- Desenvolver um ciclo de planeamento operacional para alcançar os padrões de desempenho do sector de saúde.
- Aprovar o plano de acção do incidente (IAP) – assegurando o cumprimento das funções críticas da OMS.
- Planear estrategicamente a recuperação, reconstrução com fortalecimento do sistema de saúde.
- Supervisionar o monitoramento e avaliação das operações, tomando medidas correctivas conforme necessário.
COMPETÊNCIAS
- Trabalho em equipa
- Respeitar e promover as diferenças individuais e culturais
- Comunicação
- Criar um ambiente capacitador e motivador
- Produzir resultados
- Construir e promover parcerias dentro da organização e além
HABILIDADES FUNCIONAIS E CONHECIMENTO
- Conhecimento demonstrado das operações de resposta rápida e sua implementação em emergências relacionadas à saúde pública.
- Fortes habilidades interpessoais, incluindo tato e estilo de trabalho colaborativo.
- Excelentes habilidades na avaliação, monitoramento, análise e avaliação de situações de emergência.
REMUNERAÇÃO
Os salários da OMS para o pessoal da categoria Profissional são calculados em dólares americanos.
Link de Candidatura: https://contratuz-dosse.com/pt/especialista-em-coordenacao-de-campo/