Vaga – Grants & Contracts Officer

 

Vaga – Assessor do Consórcio (Projecto)

  1. Contextualizção

A AGRA, através da sua estratégia 2023-2027, em parcerias com actores dos sistemas agro-alimentares, actua nos corredores de desenvolvimento de Nacala, Beira e Vale do Zambeze, adoptando uma abordagem de consórcios. Esses consórcios visam aumentar a produtividade agrícola, fornecendo insumos e serviços de qualidade aos pequenos produtores, fortalecendo  o mercado e capacitando Micro, Pequenas, e Médias Empresas (MPMEs) locais, criando assim oportunidades de emprego para jovens e mulheres. Ancorado às MPME existentes e com recurso a agentes de extensão privados e treinados (VBAs), o investimento propõe melhorar o desenvolvimento da cadeia de valor primárias (milho, soja e arroz) e secundárias (gergelim, castanha, mandioca e outras). O sucesso da implementação exigirá a participação activa de instituições governamentais, do sector privado e de todos os outros parceiros e prestadores de serviços do sector agrário o que requer um grau considerável de coordenação e alinhamento. Entretanto, embora as duas cadeias de valor continuem a ser prioridades para os governos regionais, a falta de conhecimento, os recursos organizacionais e os limitados conhecimentos especializados têm dificultado a coordenação eficaz de todos os intervenientes através de mecanismos que promovam uma acção colectiva eficaz e inclusiva a nível da programação, prática e que incluam políticas favoráveis ao ambiente de negócios no sector.

Os governos provinciais, representados pelas Direcções Provinciais de Agricultura e Pescas (DPAP) em colaboração com as Direcções Provinciais de Indústria e Comércio (DPIC) e outras instituições, são cruciais no sucesso dos anseios do consórcio, no que se refere a coordenação, suporte na imlementação de políticas e regulamentos, assim como na identificação de desafios que estejam relacionados a políticas sectoriais.

É neste contexto que se lança a presente chamada para contratação de um/a Assessor/a do Consórcio, para servir de elo entre o governo provincial, os membros do consórcio e outros actores locais relevantes, com o propósito de melhorar a coordenação entre os diferentes intervenientes da cadeia de valor das culturas alvo. O/a Assessor/a vai também recomendar sobre as melhores práticas a serem seguidas/usadas localmente pelos implementadores, baseado na realidade agro-ecológica e ambiente de agronegócio local.

2. Posto e Local de trabalho

a) Título do Posto: Assessor do Consórcio Agro-alimentar

b) Número de vagas: 1 (uma)

c) Local de trabalho: Província de Nampula – cidade de Nampula

Objectivo da Posição

O Assessor do Consórcio será responsável por supervisionar a implementação do projeto, garantindo a promoção e aplicação de boas práticas, documentar e disseminar/partilhar histórias de sucesso, alinhamento com políticas e estratégias governamentais, plano estratégico da AGRA e a entrega de resultados de impacto positivo para os beneficiários.

  1. Responsabilidades no âmbito do trabalho

a) Estabelecer um ambiente estratégico de coordenação multissectorial para a implementação do projeto através da participação da DPAP, DPIC e do Conselho Empresarial Provincial (CEP) na implementação do programa da AGRA ao longo do corredor;

b) Apoiar na realização dos encontros do comité técnico e comitê de direção do projeto

c) Supervisar e garantir a implementação do projeto ao nível dos corredores, oferecendo orientações sobre estratégias e melhores práticas para assegurar o sucesso das actividades.

d) Fortalecer o mecanismo de coordenação e partilha de informações entre as várias partes interessadas no projecto ao nível do corredor

e) Fornecer orientação técnica à equipe do programa e aos parceiros do consórcio, garantindo que a abordagem técnica, as metodologias e as atividades do programa sejam tecnicamente sólidas, viáveis e contribuam para o sucesso do programa.

f) Facilitar a comunicação e coordenação entre o consórcio com o Governo, assegurando que as acções do projecto estejam alinhadas às metas e indicadores governamentais.

g) Apoiar a DPAP na gestão, coordenação e execução das actividades descritas no contrato do projecto (GAL).

h) Auxiliar o consórcio na monitoria, documentação e disseminação de boas práticas, lições aprendidas e histórias de sucesso.

i) Apoiar a direção da AGRA Moçambique na troca de mensagens e no envolvimento com as direções e delegações provinciais e distritais, parceiros de desenvolvimento e agências governamentais relevantes sobre tópicos de interesse do consórico e da AGRA que facilitam o desenvolvimento e crescimento de cadeias de valor agrícolas.

j) Apoiar a equipe da AGRA e seus parceiros na realização de pesquisas e análises de mercado aprofundadas para identificar oportunidades de expansão de mercados inclusivos, comércio e finanças.

k) Auxiliar na coleta e compartilhamento de dados com o centro de conhecimento técnico do Food Security Monitor do programa e outros produtos de gerenciamento de conhecimento.

l) Fornecer atualizações em forma de briefings verbais e relatórios escritos regulares sobre as operações, realizações e problemas do consório ao Líder do consórcio e outro pessoal da AGRA.

m) Identificar as necessidades e prioridades para reformas nas cadeias de valor ao nível do corredor e partilhar com a AGRA

n) Auxiliar a AGRA e o consórcio na organização e documentação das reuniões trimestrais para revisão do progresso, lições e desafios.

Responsabilidades no âmbito de personalidade

O assessor do consórcio deve servir de Modelo dos valores da AGRA “IRISE” e ser um portador da cultura da organização através de:

a) Integridade: Mantenha convicções morais e sempre faça a coisa certa.

b) Respeito: Valorize as diferenças e abrace a diversidade e a inclusão.

c) Inovação: Busque a excelência e abrace a melhoria contínua, a criatividade ousada e a mudança.

d) Administração: Seja responsável pelas ações empreendidas e pelos recursos confiados.

e) Equidade: Seja governado pela justiça em todos os empreendimentos.

f) Timeliness/Oportunidade: Os dados dos projecto são actualizados (actuais) e as informações são disponibilizadas a tempo.

  1. Arranjo Institucional

O Assessor contratado exercerá as suas funções sob a supervisão directa e próxima do “Ponto Focal da AGRA” para o Corredor de Nacala. Ao nível estratégico a articulação será com as DPAP e DPIC de Nampula. Ao nível operacional a comunicação será com o líder do Consórcio do Corredor de Nacala – Otumiha 2. Os relatórios produzidos e outros resultados serão partilhados, em tempo útil, com a AGRA através do ponto focal do corredor com cópia para a DPAP e DPIC. O assessor estará baseado na DPAP onde terá um escritório com as condições de trabalho desejáveis

7. Duração do Contrato de Trabalho

A duração do contrato de trabalho será por um período de um ano, renovável, sujeito a avaliação de desempenho e disponibilidade de recursos. A tarefa é a tempo inteiro.

  1. Qualificações e Competências Requeridas
  • Graduação em Agronomia, Economia, Desenvolvimento Rural ou áreas afins.
  • Experiência comprovada em gestão de projetos e programas agrários e/ou desenvolvimento rural.
  • Habilidade em articular com governos, sector privado, ONGs e outros actores das cadeias de valor do sector agrárias.
  • Conhecimento nas cadeias de valor primárias do milho e soja e secundárias do gergelim, castanha de cajú, mandioca, e horticolas será uma vantagem.
  • Conhecimento sobre politicas agrárias e protocolos comerciais vingentes será uma vantagem.
  • Capacidade de produzir relatórios técnicos e realizar análises baseadas em dados.
  • Competências interpessoais e de comunicação eficazes.
  • Fluência em português e inglês.
  • Conhecimentos da língua local, será uma vantagem.
  • Possuir carta de condução de viaturas.
  • Boas competências de informática na óptica do utilizador para as aplicações gerais (MS- Office, E-mail e Internet).
  1. Procedimento para aplicação

As cartas de candidaturas e outros documentos (CV, BI, NUIT, Certificado/s) deverão ser entregues por email ou em formato físico nos escritórios da:

AGRA – Aliança para a Revolução Verde em Africa. Rua Beijo da Mulata, nº 98 Sommerschield II, 2º Andar, Caixa Postal 4206. Maputo, Mozambique. Email: mgoncalves@agra.org

MIRUKU em Nampula, para a vaga de Assessor do Consórcio do Corredor de Nacala, no seguinte endereço: Rua Mártires de Mueda nº 317, R/C Direito, Nampula, e-mail: mirukucoop@miruku.co.mz

A data limite de submissão de candidaturas é 31.12.2024. Encoraja-se candidaturas femininas. Só serão contactados os concorrentes seleccionados para entrevista. Nampula, 9 de Dezembro de 2024

Postagem Anterior Próxima Postagem