A World Vision-Moçambique (WV-Moç) torna público que pretende recrutar com urgência para o seu quadro pessoal um/uma Consultor(a) de Engajamentos e Preparação para Desastres Urbanos, na Beira, Provincia de Sofala.
Duração da Consultoria: 15 de Abril a 15 de Agosto de 2025
Reporta ao: Gestor do Projeto RUP II
Objectivo da Consultoria:
O/A Consultor(a) de Engajamentos e Preparação para Desastres Urbanos trabalhará com a pessoa focal do PMA – Programa Mundial de Alimentacao RUP II (WFP) para Moçambique para apoiar o governo de Moçambique na facilitação de intervenções de preparação para desastres urbanos para garantir a adoção de protocolos de preparação urbana e reforçar a resiliência da comunidade na regiao da Cidade da Beira no âmbito do Projeto Regional de Preparação para Catástrofes Urbanos financiado pela ECHO como Parceiro Implementador do Programa Mundial de Alimentacao (WFP).
Principais Responsabilidades:
1° Facilitação do Diálogo Nacional sobre Reducao de Risco de Desastres Urbanos:
- Apoiar o governo na organização/mobilização e liderança do diálogo nacional com as principais partes interessadas, incluindo as autoridades governamentais municipais e os líderes comunitários.
- Facilitar as discussões sobre os Protocolos de Preparação Urbana com base nos Procedimentos Operacionais Normalizados (SOP) de Coordenação estabelecidos com a autoridade de gestão de catástrofes (DMA) na Fase I.
2.º Sensibilização e capacitação da comunidade:
- Realizar workshops e campanhas de sensibilização nas comunidades urbanas, envolvendo representantes do sector privado, associações de mercado e escolas em colaboração com o governo e o PΜΑ.
- Desenvolver e divulgar materiais para informar os residentes sobre os protocolos de preparação para catástrofes e a importância da adesão durante as emergências.
- Coordenar a logística dos workshops, garantindo a participação ativa e o envolvimento das comunidades alvo.
3. Exercícios de simulação e formação:
- Co-planear (Governo de Moçambique e PMA) e executar sessões de formação e exercícios de simulação para múltiplos riscos de catástrofes em áreas urbanas.
- Monitorizar e avaliar os resultados da formação, fornecendo recomendações para melhorias.
4.º Coordenação e envolvimento das partes interessadas:
- Colaborar com as agências governamentais relevantes, PMA, ONG e parceiros internacionais para melhorar os esforços de preparação para catástrofes urbanas.
- Representar a organização em reuniões com as partes interessadas, fornecendo informações técnicas e atualizações de progresso.
- Promover parcerias com organizações comunitárias e grupos de defesa para melhorar o alcance do programa.
5.º Relatórios e documentação:
- Elaborar relatórios detalhados sobre as atividades do projeto;
- Manter registos de todas as sessões de formação, feedback dos participantes e progresso da implementação.
Qualificações e Experiência:
- Licenciatura ou Mestrado em Gestão de Catástrofes, Planificação Urbana, Estudos de Desenvolvimento, Estudos Ambientais ou numa área relacionada.
- Pelo menos 2 anos de experiência em preparação para catástrofes, resposta a emergências ou formação.
- Experiência comprovada na facilitação de envolvimentos de partes interessadas e workshops comunitários.
- Sólidos conhecimentos de gestão de risco urbano e de estruturas de resposta a catástrofes.
- Excelentes capacidades de comunicação e coordenação.
- Capacidade de trabalhar de forma independente e gerir múltiplas tarefas de forma eficaz.
- Elevada proficiência em inglês e português é altamente desejável.
Viagens:
- Pode haver viagens dentro de Moçambique para reuniões de partes interessadas, workshops e sessões de formação, mas as atividades são baseadas na Beira.
Alocação de Tempo:
- O cargo será exercido por um período de 5 meses, com base num plano detalhado de implementação do PAM em Moçambique. (10 dias úteis por mês durante 5 meses).
Tarefas a Executar pelo(a) Consultor (a):
1. Relatório de atividades para cada atividade.
2. Contribuição de Moçambique para os relatórios intercalares periódicos.
3.° Relatório final de todas as actividades em Moçambique.
Remuneração:
- 250 USD por dia, cujo valor inclui custos pessoais, de transporte, dados e de comunicação.
Forma, Prazo e Endereço para submissão de Candidaturas:
Os interessados que reúnam os requisitos acima mencionados poderão enviar a carta de manifestação de interesse, Curriculum Vitae e cópias de diplomas e certificados, até as 17h do dia 10 de Abril de 2025, para o seguinte endereço electrónico: applications_hrd@wvi.org
A World Vision-Moçambique é uma organização Cristã de ajuda, desenvolvimento e promoção da justiça, dedicada ao trabalho com as crianças, as suas famílias e comunidades no mundo todo, para que elas atinjam o seu potencial máximo através da abordagem das causas da pobreza e da injustiça. A Visão Mundial-Moçambique está ao serviço de todos, independentemente da sua religião, raça, etnicidade, género, etc.
A World Vision-Moçambique mais informa ao público em geral que os processso de recrutamento e contratação são gratuitos e não cobra absolutamente nada aos candidatos